Avaliação

A 20ª unidade de ensino e pesquisa da Unicamp, o Instituto de Computação (IC) é criado em 1996. Em 1998 Hermano Tavares é eleito como novo reitor da Unicamp e inicia sua gestão com inúmeras reformas administrativas, entre elas estão a criação da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa e do Escritório de Difusão e Serviços Tecnológicos, em substituição ao Escritório de Transferência de Tecnologia. O Conselho Universitário (Consu) coloca em pauta a reforma dos Estatutos da Unicamp, de forma a adaptá-lo à nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) em 1999. Em abril de 1999 é criada a Agência de Formação Profissional da Universidade.

Em 2000 a Unicamp participa do projeto "Consórcio Rede Universidade Virtual Pública do Brasil (UniRede). Participa também, em parceria com outras instituições de ensino, nacionais e internacionais, do Programa de Ensina à Distância. O Instituto de Física da Unicamp, sedia o lançamento do Projeto Observatório Pierre Auger, no Brasil. É premiada com láurea máxima no Prêmio Governador do Estado pelas pesquisas: "Biossensor de alta sensibilidade para solicilato empregando fibras de carbono: amplificação química de sinal", de Lauro Tatsuo Kubota, Graciliano de Oliveira Neto e Rosangela Margarete de Carvalho, do Instituto de Química e "Equipamento para produção de petróleo ultraviscoso por injeção lateral de um filme-lubrificante de água e método para produzir petróleo ultraviscoso", de Antonio Carlos Bannwart e José Walter Vanegas Prada, da Faculdade de Engenharia Mecânica, recebendo também menção honrosa no Prêmio Governador do Estado o estudo "Biossensor para fenol baseado no bloqueio da transferência de elétrons direta da peroxidase imobilizada sobre sílica-titânio", de Lauro Tatsuo Kubota, Graciliano de Oliveira Neto e Simone Soares Rosatto, do Instituto de Química. É inaugurado no Centro de Tecnologia da Unicamp o Laboratório do Departamento de Normalização e Inspeção, com equipamentos para realização de testes em inspeção veicular, homologado pelo Inmetro/Denatran, em parceria com a empresa Bosch do Brasil. Cria-se o primeiro Centro de Estudos sobre o Brasil na Espanha, através de contrato de cooperação internacional entre a Unicamp e a Universidade de Salamanca. A Unicamp recebe o Prêmio Luta pela Terra, concedido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, como "organização de destaque". A Unicamp concede o título de Doutor Honoris Causa a Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Pedro Casaldáliga, pela luta de ambos em defesa dos direitos humanos.

Em 2001 a Unicamp torna-se sede do Centro Nacional de Referência em Energia de Hidrogênio (CENEH). É construído o prédio para sede do Projeto Ensino a Distância (PED), anexado ao Centro de Computação. Para contribuir para as pesquisas do Projeto Genoma, cria-se a disciplina de especialização computacional, "Bioinformática", através de parceria entre o Instituto de Computação e o Instituto de Biologia. É realizado encontro com prefeitos na Unicamp visando elaboração de projetos que beneficiem de imediato a população. Através de acordo com a prefeitura de Campinas, a Unicamp implanta a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. É Implantado também o Serviço de Auditoria Interna visando à otimização dos processos administrativos e dos gastos públicos. O Projeto Catarata comemora 15 anos no combate à cegueira, tendo realizado 5 milhões de consultas e 1 milhão de cirurgias. Realiza-se o I Encontro Nacional dos Estudantes, visando discutir um "Novo Projeto de Desenvolvimento para o Brasil". A Faculdade de Odontologia de Piracicaba ganha o prêmio Ralph Mickinney Jr. de melhor trabalho publicado pela revista Científica Implant Dentrist dos Estado Unidos.

Em 2002 o físico Carlos Henrique de Brito Cruz assume como o novo reitor. Um seminário internacional comemora os 20 anos do Núcleo de Estudos de População (Nepo). O Seminário "Campinas Inova" discute as relações entre a universidade e a indústria. O Hospital de Sumaré, gerido pela Unicamp, é considerado pelo Ministério da Saúde um dos dez melhores do país. O filósofo Istvan Meszáros anuncia doação de sua biblioteca à Unicamp. Anunciada a implantação de duas novas modalidades no curso de Física: Física Médica e Física Biomédica. Unicamp participa, em São Paulo, do Salão de Inovação Tecnológica. O cineasta Nelson Pereira dos Santos filma na Unicamp acervo de Sérgio Buarque de Holanda para compor cinebiografia do intelectual. É nomeada a Comissão responsável por redigir o documento-guia do Planejamento Estratégico Institucional (Planes). A Coordenadoria Geral da Universidade em parceria com a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais cria os Fóruns Permanentes com o objetivo de realizar debates e reflexões sobre ações de ensino, pesquisa e extensão, integrando a comunidade interna e externa da Unicamp. Pesquisadores do Instituto de Física Gleb Wataghin integram consórcio que instalou o Observatório de Raios Cósmicos Pierre Auger, na Argentina. Unicamp e Embraer firmam parceria para o lançamento de curso de extensão na área de engenharia de software voltado para a indústria aeronáutica. Universidade é instituição com o maior número de trabalhos laureados no Prêmio Governador do Estado.

Em 2003 é criada a Agência de Inovação da Unicamp. A Faculdade de Ciências Médicas, unidade embrionária da Unicamp, completa 40 anos. Ibope doa acervo de pesquisas ao Arquivo Edgard Leuenroth. Evento "Seminários Unicamp" debate a produção do conhecimento. Pesquisadores do Instituto de Geociências delimitam e batizam quatro aqüíferos em Campos, no RJ. Convênio viabiliza cátedras da Unicamp na Espanha, na Argentina e em Portugal. Pesquisadores desenvolvem substância capaz de controlar a cocciodiose aviária. AEL disponibiliza três séculos de documentos sobre o Brasil pertencentes ao Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa. Instituto de Física desenvolve amplificador óptico. O XI Congresso Brasileiro de Sociologia reúne centenas de intelectuais. Imecc comemora 35 anos. Universidade alcança a marca de 20 mil teses defendidas. Aprovada a criação dos cursos de Midialogia, Farmácia e Tecnologia em Telecomunicações. Comissão redige documento-guia do Planejamento Estratégico (Planes). Vestibular registra recorde de inscritos.

Em 2004 é iniciada a implantação de plano para readequar o atendimento no Hospital das Clínicas. Unicamp e Butantan testam vacina contra tuberculose e hepatite B. Agência de Inovação lança o projeto Diligência da Inovação, que tem como objetivo analisar viabilidade de patentes. Consu aprova texto com as diretrizes do Planes e da Avaliação Institucional. Prédio do Ciclo Básico I é reinaugurado depois de passar por reformas. Consu aprova programa inédito para maior inclusão da escola pública em seus cursos de graduação. Núcleo de Estudos de População (Nepo) e Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur) lançam atlas sobre a Região Metropolitana de Campinas. Agência de Inovação bate recorde em licenciamento de patentes. Instituto de Computação comemora 35 anos. Unicamp cria índice de desenvolvimento humano. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) finaliza a primeira tabela de composição de alimentos do país. Unicamp é escolhida pela Finep como a instituição de pesquisa que melhor faz inovação tecnológica na região Sudeste. O reitor Carlos Henrique de Brito Cruz é indicado pelo governador Geraldo Alckmin para a diretoria científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo forma sua primeira turma de Arquitetos. A Unicamp chega ao patamar de 95% de professores com titulação mínima de doutor.

Em 2005 o engenheiro José Tadeu Jorge assume como o novo reitor. O Museu Exploratório de Ciências em parceria com a Unicamp e o Instituto Sangari lança circo itinerante sobre nanociência e nanotecnologia. Unicamp concede o título de Doutor Honoris Causa ao Arquiteto Oscar Niemeyer.A Escola Normal Superior de Letras e Ciências Humanas da França concede a Carlos Vogt, reitor da Unicamp, o título de Doutor Honoris Causa. É inaugurada a nova área do Setor de Coleta de Exames da Divisão de Patologia do Hospital de Clínicas. A Unicamp por intermédio da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), efetivou a participação de 30 alunos de graduação no programa de intercâmbio. Lançada a pedra fundamental da nova área de ensino, pesquisa e extensão do Hospital Estadual de Sumaré (HES). Biblioteca digital da Unicamp atinge a marca de mais de cinco mil teses e dissertações. Conselho Universitário (Consu) aprova por unanimidade o nome de Cesar Lattes para a Biblioteca Central. Professores da Unicamp discutem a situação política brasileira dentro do debate intitulado "Dimensões e impactos da crise política". Unicamp recebe cinco prêmios dentro da primeira edição do Prêmio Melhores Universidades promovido pelo Guia dos Estudantes. Faculdade de Engenharia Agrícola comemora 30 anos. Unicamp concede o título de Doutor Honoris Causa ao professor Warwick Estevam Kerr. Hemocentro comemora 20 anos de assistência e serviços a Campinas e ao país. Faculdade de Engenharia Química comemora o marco de 30 anos.