Consolidação

O economista Paulo Renato Costa Souza assume como o novo reitor em 1986, quando é instalado o Conselho Universitário da Universidade e são criadas cinco pró-reitorias: de Graduação, de Pesquisa, de Extensão e Assuntos Comunitários, de Desenvolvimento Universitário e de Pós-Graduação e instalado A Universidade adquire o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). É criada a Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST)

O exame vestibular da Unicamp é reformulado integralmente em 1987 e surge o Centro Estadual de Educação Supletiva a partir de convênio firmado com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Com o auxílio da Petrobrás é criado o Centro de Engenharia do Petróleo (Cepetro).O primeiro curso noturno da Universidade, de matemática, surge em 1988, ano em que é implantado o quadro de carreiras dos servidores e o programa de moradia estudantil. No campus de Limeira, é criado o Centro Superior de Educação Tecnológica (CESET), unidade complementar da Unicamp.

Em 1989 instalam-se a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e a Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Surgem o Sistema de Arquivos (Siarq), o Museu Ecológico de História Natural e a Escola de Extensão da Unicamp.

O lingüista e poeta Carlos Vogt é o novo reitor em 1990. Cria-se o Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT) e a Comissão de Avaliação Institucional junto ao Gabinete do Reitor. Acrescentam-se 80 mil metros quadrados de obras físicas ao campus. É inaugurada a sede própria do Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) da Unicamp. Em 1991, com o "Projeto Qualidade", aumenta em 50% o número de defesas de teses na pós-graduação em relação a 1989.

Em 1993 a Editora da Unicamp consolida seu projeto editorial e recebe o Prêmio Jabuti por três publicações, durante a VI Bienal Internacional do Livro. Nasce no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) o primeiro bebê de proveta.

O médico pediatra José Martins Filho toma posse como reitor em 1994, quando surge o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad), o projeto TV Universidade e a Coordenadoria Geral da Informática (CGI).